terça-feira, 13 de maio de 2008

Eu quero a sua opiniao!

Pra comecar, eu queria que voces escrevessem quatro coisas sobre voces: duas falsas e duas verdadeiras. Algo como: eu gosto de uva e jogo bem tenis. Melhor ainda, pega uma caneta bem forte e escreve na sua testa: Mulherzinha; pai-de-familia; desempregado; revolucionario; eu-sou-um-bosta; eu-gosto-de-beijar-axilas. Eh soh um exercicio, pra gente comecar a aula. Aula de ingles, 50 chineses avidos por serem exportados. Hello, how are you? Agora eh a sua vez. Meu nome em ingles eh Toyota. Como um exercito, todos bradam: Eh mentira! Nao, nao! Meu nome em ingles eh Toyota mesmo. Eu gosto. Professor, eu queria ter um nome em ingles, sera que voce poderia me ajudar? Olha, eu acho que nao sou bom pra isso mas... Qual eh o significado do seu nome? Diamantes sao para sempre. Se fosse uma mulher poderia se chamnar Tiffany. Mas o condenado me diz que estava pensando em se chamar Hunter (cacador). Eu gosto de cacar, de armas, essas coisas. Olha, eu acho que nao eh um bom nome. Procure em um livro que voce gosta, em um filme, sei-la. Eu me divirto falando um ingles pobre. Esse era um dos lemas da escola em que trabalhei ha algumas semanas. A proposito, peco desculpas aos poucos leitores dessas divagacoes orientais pelo atraso na postagem. A internet aqui na China eh de lua, assim como o calendario. Eu ainda continuo abismado e triste com essa infantil necessidade de trocar de nome. Se eu me chamasse Raimundo, seria uma rima e mesmo assim nao trocaria meu nome. Aqui voce encontra gente que se chama gravidade, cerveja, nuvem, Ford, Toyota, etc etc. Fui convocado para dar aulas durante o feriado do trabalhador, no comeco do mes. Escola grande, professores chineses e dois perdidos: o brasileiro aqui e um colombiano. Memorizar frases feitas. Esse eh o intuito das aulas. Como um palhaco eu fiquei sambando ingles na frente do exercito. Repetir e seguir o lider. Repetir e seguir o lider. Texto absurdos e doutrinadores. A China esta mudando rapidamente e se transformando em uma nacao da paz. Atraves da internet eu consigo comprar livros e cosmeticos mas eu nao devo acessar pornografia! E eu repetia toda aquela bobagem em ingles para os ouvidos atentos e sem opiniao. Sentido, esquerda nao vou ver! Descansar.

Opiniao?
Eu nao me sinto a vontade falando sobre isso com voce. Eu quero a sua opiniao. Voce nao anda de onibus, metro aqui em Beijing? Entao, eu quero a sua opiniao sobre o transporte publico da capital. Nao, o meu sexto sentido me diz que nao devo falar com voce sobre isso. Entrevista frustrada. Minha parceira de linguas (uma chinesa que encontrei e que esta estudando portugues; ajudo-a com a flor do lascio e ela tenta colocar os caracteres na minha cabeca, em vao) ficou irritada. Em uma tarde dessas, estavamos na escola estudando juntos e comecei a perguntar coisas sobre a China. Como eh a saude publica? Olha, voce tem que pagar por tudo. Mas isso eh comunismo? Foi ai que me perdi. Acrescentei mais tarde que na China nao havia liberdade e foi o suficiente pra menina ficar bem transtornada. Voce precisa estudar mais a historia chinesa. Tudo bem, eu nao discordo. Mas estou perguntando a sua opiniao. Eu nao consigo entrevistar todas as mulheres da China. Voces do ocidente nao entendem a gente. O jornalistas do oeste nao conhecem a realidade chinesa. Mal entendidos. Esquivei de ca, de la. Nada funcionou. Irredutivel, Liang Yang, vulgo Curtney, armou o escudo ideologico contra o macaco branco aqui. Precisamos nos preparar contra os inimigos. Como assim, inimigos? Eh, Coreia, Japao, Eua e meninos abusados como voce.

Ta tremendo coisa fofa?
Recebi mensagens da terrinha. Preocpados com o meu estado fisico. Infelizmente nao senti o terremoto. Na tarde do acontecido, estava desenhando os caracteres chineses e nada de estranho aconteceu. Na verdade, me acorre agora que posso culpar o tremor pelos garranchos que insisto em chamar de mandarin. Sem grandes emocoes. Meus companheiros de republica sao do interior. A familia de um deles mora na cidade onde foi o epicentro. Mas todas as vezes que pergunto sobre noticias, eles me respondem com risadas. Eh, a casa da minha amiga caiu. A escola onde estudei desmoronou. Eu dou risadas tambem. O mundo esta acabando, o que mais eu posso fazer? De-me vinho pois a vida eh nada. Aquele abraco.

6 comentários:

Sofia disse...

Pô, Iurete, Cadê a emoção? Cadê o relato dos três dias sobrevivendo nos escombros à base de pingo de chuva e cimento? Que decepção... :)

Não deixa de escrever não, seus textos são divertidíssimos. E que bom que tá tudo bem, até dona Clementina tava perguntando por vc, com medo dessas tremedeiras.

Beijos!

Unknown disse...

Grande iuri,

Textos maneiríssimos! Essa diversidade/contraste cultural é que me faz sempre ter vontade de viajar. De um jeito ou de outro, a gente sempre acaba se adaptando à essas culturas e sempre acrescentando em nossa experiência de vida.

Depois da china, talvez Alemanha ? Já botaram em pauta a Irlanda também, hehe!

Forte abraço! :)

Unknown disse...

Ah, Iurete! Faltou emoção mesmo... nadinha pra deixar suas pernas bambas?
Tá! Saber que vc tá vivo já basta =]
E oh, vai uma dica... esse ano nascerão muitos Earthquakes por ai!

Beijão,

Eduardo Rodrigues disse...

Aqui em casa tremeu no dia, mas era só o Telmo usando o microondas mesmo.

Fiote, vão acaber te prendendo aí e te mandando de volta, mas a burocracia chinesa vai te mandar de volta pra Cuba.

O lance é dar um jeito de oferecer terere pro Wen Jiabao e fazer amizade com o camarada. Não seria uma Passárgada, mas já tava de bom tamanho.
E que tamanho.

Falando em tamanho, vc deve estar deveras a vontade em tomar banho nos banheiros públicos orientais né. Entre quase iguais, chega de passar vergonha né meu filhinho...

Abraço!

Ana Clara disse...

Só vc mesmo pra conseguir me divertir(agora que leio a msg), no quase fim de semestre...
as nações tem decadências parecidas, não?!
Uma saudade de ti e um beijo enorme...Te cuida!!

Te disse...

Iuri, meu grande niilista reativo...afirmador da vida. Tenho certeza que se o gde monstro de Zaratrusta lhe propusesse o eterno retorno, vc o assim afirmaria. Pois te digo, creio que sim... que tudo que foi, é e será. Feliz fico por vc pela sábia opção de condenar seu eterno retorno às inúmeras situações de exprimentação da vida, nos seus diversos formatos, cores, gostos, cheiros, sons, faces, confortos, frios, a fome, a solidão, os encontros e desencontros.
Gde bjo de alguém que guarda por ti imenso carinho.
Te.