sábado, 31 de maio de 2008

A China eh barata (?)

Eh tao bonito ser professor. Talvez seja uma das poucas profissoes em que se possa mudar o mundo. E como um bom romantico, eu ainda acho que eh possivel mudar o mundo. Hoje eu acordei as 5 horas da manha. Algo bem lovavel em se tratando de um sabado. Fui pelo dinheiro, o grande movedor de montanhas depois de Maome. Peguei minha bicicleta capenga (que palavra bonita, sem traducoes, assim como feijoada e cerveja-no-buteco), pedalei ate o metro, 15 minutos, 3 trocas de trem e me perdi. Olha, estou em frante a um KFC, onde foi parar o motorista? Puta-merda-desse-pais, tudo eh muito grande. To perdido. Atendo a ligacao. Mandarin, falo em ingles. O motorista do micro-onibus passa o celular para a australiana que tambem esta nesse barco. O sotaque dos inferno. E esse nao eh o unico problema, essa mulher fala demais. Vai encher o saco de outro, pelo-amor-de-deus, para de falar criatura. Fala tanto que ate comentou as suas desilusoes com os chines, homens que enfrentaram aquela cara e aquele cabelo descoloridos. Fiquei imaginando a fofinha virando pro chines e falando: vamos discutir a relacao? Mas entao, consegui chegar a escola. 8 horas da manha. E por aqui. Voce ja tomou cafe? Sim, sim. Mal eles sabem que o cafe que eu tomei esta a mares de distancia de um verdadeiro cafe. Saudades da minha terra. Quando se eh um exilado, ha de se sorrir para tudo. E beber tudo. Dezenas de chineisinhos. Bom dia. Reverencias. Todos se dobram ate os joelhos, inclusive a professora chinesa que faz todo o trabalho duro e nao ganha um terco do que ganho. 120 yuan por hora. Algo como 30 reais. Nunca tive um salario assim no Brasil. Em Beijing isso eh ouro. Os trabalhadores que vem do interior, moram em tendas nas calcadas e parques e constroem a cidade para as olimpiadas, recebem 15-20yuan por dia de trabalho. Vou trabalhar nessa escola nos proximos 5 finais de semana. Foram oito aulas hoje. Fiz as criancas falarem o idioma que o mundo do dinheiro fala. Na China, falar ingles eh uma necessidade que rivaliza com a cultura. As linguas sao muito diferentes.
Meu ultimo mes na China. Ja estou comecando a sentir saudade dessa terra. Apesar da poluicao, algo com 70 cigarros por dia, Beijing eh uma cidade muito interessante. A China eh outro mundo. ainda nao tenho a ideia clara do que isso significa mas esse outro lado da Terra roda diferente.
Quando voce vai embora para a India? O Sun, companheiro de republica, me interroga. Pergunto o porque. Ha duas mocinhas chinesas que vao me substituir no apartamento. Melancolia. Minha vida de cigano ja me levou a tantas casas e tantos causos. Minha paciencia incardida, meu sufoco. Estou pensando em ir pra India. Conhecer essa outra cultura. Mais barata que a China. A proposito, voltando de um buteco esses dias, a corrente da minha super bicicleta caiu 4 vezes. Foi o suficiente para cunhar a frase: A China eh barata. Sobrevive a tudo, ate a explosoes nucleares (vide o futuro e passado) e os produtos que saem das fabricas chinesas, como o meu meio de transporte, sao feitos pra durarem uma semana. Olha, depois de um longo dia de trabalho, a minha religiao professa a sagrada cerveja. Ja tomei o suficiente pra tornar essa conversa dispendiosa demais. Saudacoes da distante China, aquele abraco.

4 comentários:

Isabela Lyrio disse...

Oi! Eu sou amiga da Andressa e to indo pra China, prazer em te conhecer por suas letras.

Ana Clara disse...

Ei rapaz...
ensinar é realmente gratificante...
mas nos tornamos responsáveis por muitas cabecinhas...

Muitas saudades de vc!! Te cuida e uma boa vida de cigano pra ti..

Por falar em cigano, estou relendo "Cem Anos de Solidão".É impossível não lembrar de vc nos primeiro capítulos ou páginas...benditos ciganos.. :)

Núbia Lima disse...

Depois da Índia, vai p Londres?

Saudades!!!!

Unknown disse...

Caro Guerrero! De fato, ensinar é uma arte... uma boa arte. A China, por você, já me tem dado boas lições.

Não deixe de nos ensinar, também, com a sua empírica vida.

Abração