sábado, 26 de abril de 2008

Olimpiadas em Las Vegas?

Pela quarta ou quinta vez eu assisti Tropa de Elite. Dessa vez com legendas em Mandarin e acompanhado dos meus dois companheiros de republica. Toda vez que eu falo que sou do Brasil tem sempre alguem que, da ponta da lingua, lanca uma bola e o Ronaldinho em minha direcao. Esquivo, dou a classica risadinha e digo: Yeah, we are good. Somos bons, bons e fudidos. Voce eh do Brasil? Entao voce joga bem futebol! Nao, nao eu nao jogo bem. Quando trabalhava em Vancouver eu conheci um frances. Lavava prato e ele era ajudante de garcom. Toda vez que o Pierre entrava na cozinha era uma profusao de frases que ele aprendeu assistindo Cidade de Deus. Caralho, chupa minha pissa e bota na conta do Papa. Eh assim que o Brazil eh visto. Dancarinas de flamenco e balas perdidas. Qual eh a diferenca sun? Dicionarios em punhos e a realidade que me da um pouco de inveja. Poucos com muito e muitos com pouco. Eh a diferenca social, aqui na China eh mais equilibrado, todo mundo ganha igual . Eh logico que isso nao eh verdade. Mas a vida aqui parece estar melhor. Confesso que ainda estou com preguica de desbravar a cidade. Pegar um metro e ir pra algum lugar. Se o fizer, nao ficarei com medo de perder a carteira ou ser sequestrado. Pelo pouco que ja vi, Beijing esta muito melhor que Sao Paulo, Rio de Janeiro ou Recife. Aqui a poilicia eh mais forte. Quando o Sun disse isso eu fiquei imaginando. Ele esta vendo um filme em que os policias podem tudo, sao os senhores da vida e da morte. Sobem o morro em guerra e faca na caveira. Como sera a policia chinesa? Nao sei nem quero saber mas a inveja e vergonha soh desaparecem quando a saudade da minha terra fala mais alto. Saudosa maloca, maloca querida com o teto de zinco furado de balas.

Os jogos Olimpicos lavarao a alma desse povo. Dinheiro eh tudo. Voce sabe quem eh Mao Tse Tung? Entao, a China despertou de um sono profundo e foi para a luta. Eu sou Chines e faco parte do Partido. Minha professora, que parece uma tartaruga, sempre comenta fatos da cultura chinesa. Seus pais moram em algum lugar no interior, camponeses. Ela sobrevive em Beijing. Ela, sua bicicleta e o Partido. Por que nao somos todos iguais? Semana de festas. O dia do Trabalhador eh realmente comemorado por aqui. Bandeiras ja estao sendo penduradas nas janelas. Eu tambem vou comemorar, trabalhando. Ensinando ingles aos chineses avidos pelo futuro. Guindastes empunham o resultado de trabalhos rigidamente coordenados em direcao do desenvolvimento. A qualquer preco. E o grande simbolo dessa vitoria sera as Olimpidas. Os controversos jogos movem a China e especialmente Beijing. Voce eh frances? Entao toma na cabeca. O carrefour esta sendo boicotado. Mais de uma historia relata violencia contra franceses. Quantos paises deixaram de ir para as Olimpidas hospedadas na Alemanha nazista? Pai, quando eu fizer quinze anos eu posso ir pra Disney? Eh o meu sonho. Claro minha filha, papai e mamae vai pra Las Vegas e voce pode ir conhecer o Mickey. O Tibet eh um fato consumado. Regiao rica em agua, sem exercito e do lado da potencia. Perdeu playboy, perdeu. Infelzmente eh assim que o mundo funciona. Nao compramos o Acre por quatro milhoes de dolares e uma ferrovia que nunca saiu do papel? Temos uma divida eterna com o Paraguai. Etc etc. Estou de saco cheio dessa conversa.

2 comentários:

Unknown disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...esses brasileiros perdidos por aí... hahahaha, nao sei, mas eu tive e leve impressao de que vc ta se amarrando na china! ou estou errado?
hehe
como vai indío de cabelo baguncado?! saudades de vc cara!! talvez se deus quiser e a sorte me der um empurraozinho em setembro eu vou passar umas semanas na terrinha, vc vem?
o seu blog é ótimo velho!!!!
um grande abraco iuri e até um dia!!

Núbia Lima disse...

O filosófico gostosetty, estou sempre acompanhando os seus textos, só não comentei. Mas pode continuar escrevendo que vou carimbar todos agora ;) Então, quero mais notícias!!! Ah, olha, o tema do meu niver vai ser beber, cair e levantar e a sua presença é primordial para que eu cumpra essa árdua tarefa!!!! Hahahahaha!!! Falando em niver, onde passará o seu? Também está perto!!!
Ow, aguardo fotos!! Bora agilizar o processo aê, oras! Hahahahah!! Muitas saudades de você, trem bão! Simplesmente te amo! Núbia