sábado, 5 de abril de 2008

Comendo arroz com palitinhos!!

Voce vai, oce fique, ce nunca volte. Peguei minha canoa e fugi. Mais uma vez, um cigano calejado em busca de paisagens e historias. Estou exilado, o ostracismo ao qual me submeto de bom grado para sentir o tamanho da alma e do mundo. Voce vai pra China? La tem muito chines. So isso? Nao meu cumpanheiro, o mundo eh maior. Maior que o Rio de Janeiro e o Lima Duarte. A proposito, acentos sao um luxo nesse computador. Tenho vaga ideia de como ativa-los assim como pedir um copo d`agua ou macarrao com carne de porco. Meu mandarin se resume a meia duzia de palavras, quase impossiveis de serem ditas ou escritas-desenhadas. Eu assisti muito Hollywood. Mas continuo vivo, sempre. Per aspera ad astra. Fugi, com o visto de turista e uns euros juntados a duras bandejas em Vancouver e cheguei. Perdido. Perai, ta faltando a minha mochila, azul e preta com um saco de dormir pendurado. Deixa eu ver essa plaquinha chineisinha - Guerrero, Iuri. Problema. what? What? Que beleza hein. De novo minha mochila desapareceu. Entao, quando sera que chega? Amanha. Otimo e ainda ganhei um cartao da cia aerea, 35 libras, 460 yuan. Pelo menos isso. Ingles? Nao meu fi,nao tem isso nao. Soh os chineses mais educados conseguem falar essa lingua.
Fui recepcionado por uma polonesa que ja esta aqui ha uns seis meses. Como um bom cigano eu consegui uma alternativa ao saber que o alojamento da universidade ficaria muito caro. Surfando sofas eu parei na casa dessa menina. Muita sorte. Um lugar pra dormir e alguem que ja sabe mandarin. Depois de tres noites, um agente imobiliario e 1200 yuan, eu cheguei a minha mais nova republica. Apartamento de dois quartos, cozinha e um banheiro. Meu bunker no inverno nuclear de Beijing. Sim, estou morando em Beijing, capital do norte da Republica Popular da China. Nao eh Pequim, Pekim, sei-la o que. Isso eh traducao antiga. Beijing. Cidade que faz um frio danado durante a noite, como em um deserto e onde as calefacoes ja nao funcionam ha um mes por determinacao do Governo. Como eh que? Voce deixa o chuveiro ligado pra esquentar o quarto? Interessante. Deu vontade de cortar a cabeca daquele americano, coleguinha de classe. O mundo morrendo e o animal nao coloca um casaco. -A agua eh poluida mesmo! Pode ate ser, mas convenhamos seu inegumeno. A agua daqui tem umas suspensoes, uns gominhos de limao. Nois nao se importa. Continuo tomando o meu mate mas, pla primeira vez na minha vida, eu comprei agua. Nem quando morei em Sao Paulo eu comprei agua. Triste.
Tao batendo na porta. Quem sera? Puta merda, tres policiais. Passaporte. Just a second. Voce ja se registrou na policia? Nao, nao sabia. Como assim? Mentira, eu ja sabia que teria que notificar a policia do fato de estar morando em um apartamento etc etc. Dessa vez os cumpanheiros me liberaram. Conversei com um colega peruano e no caso dele as coisas nao foram tao faceis. Nao estou entendendo, nao vou assinar esse papel. E discutiu e tudo mais. Duas horas sentado em uma sala. Nos precisamos saber do paradeiro de voces, eh preciso que voces entendam. Nos somos como pais e voces sao nossos filhos. Como voce ficaria se o seu filho nao te desse noticia? Segunda-feira eu vou la na policia, bem quietinho, limpinho e sorridente. Estou soh de passagem meu cumpanheiro e ja sei que voces nao vao liberar o Tibet. Sem atos terroristas durante as olimpiadas, eu prometo. La nos Himalaias esta cheio de agua e por aqui, fumaca e cara feia.
Fumaca, outra institucao chinesa. Hoje o sol tava fraquinho, escondido. Assim como os predios a mais de uns quinhentos metros. Eh bem tenso. Uma poeira cinza ja faz parte dos moveis e imoveis. Mas pelo menos eu nao estou partinlhando de outra tradicao. Ha dez dias que eu nao fumo. Esta sendo suficiente toda a fumaca da cidade e a segunda mao. Aqui todo mundo fuma, em todos os lugares. Fora nos elevadores e, acredito, nos centros cirurgicos.
Mas, com certeza, Beijing eh muito innteressante. Outro mundo.
Como um bom chines, eu comprei a minha bicicleta. Fui com o chines aqui do apartamento, Sun. Gastamos umas duas horas, no minimo, pra achar a bicicleta. Fizemos dezenas de test-drives, ele barganhou em todos os aspectos. Olha, mais barata e ve se consegue o cadeado e a cestinha na frente. Foi uma experiencia muito boa. Depois de muito rodar, encontrei. Essa pretinha mesmo. Pode montar. Depois de toda a barganha, o Sun chega pra mim e diz. -Oha, eu vou comprar uma bicicleta melhor, voce oito meses, eu dois anos. Claro, fique a vontade. A minha pretinha saiu por 170 yuan, algo como 40 e poucos reais e ele pagou 350 yuan. E eh claro, com cadeado e cestinha!
Nas primeiras quadras, a minha bicleta encrencou. Voltei la, concertaram. Antes de chegar em casa, quebrou de novo. Voltei no outro dia e ate agora ela esta de peh. Tomara que dure 8 meses, assim como eu.
A escolinha de mandarin eh bem cosmopolita. Espanha, Eua, Peru, Italia, uma menina de Bangladesh mas que mora em Londres, um cara do Chad que virou frances, Australia, Azerbaijao (nem sei se eh isso mesmo) estao todos la. Eu gosto muito desse caldo de cultura. Acabei de abrir uma cachaca que eu trouxe da terra. Nao achei um abridor e provavelmente nao tem mesmo. Tomei o maior cuidado do mundo. E depois dessa primeira dose, e dessa historia de colcha de retalhos de cultura, lembrei do grandioso sessao-da-tarde-explorador Indiana Jones. Dentro de um grande caldeirao, agua, vegetais e um fogo bem quente. Estou sendo cozinhado por Beijing e parece que o fogo esta bem quente. Fumaca tem.

11 comentários:

Matheus Balieiro Bin disse...

Mal posso esperar os próximos capítulos de sua jornada...
Que tal fazer uma cronologia por cima
desde o começo de toda PEREGRINAÇÃO?

Abração,

Phyll Bin.

Unknown disse...

grande Iuri, aqui quem fala eh o seu antigo companheiro de apto. Lagarto, =]
bom fico feliz que voce esteja com boa auto-estima no comeco, pq como sabemos nao eh facil nao, e ainda mais em mandarim, haha
by the way, tudo de bom ai, e boa sorte, assim q eu puder entro aki pra ler de novo.
a proposito, ta de parabens, o texto fico legal!
abraco, willian

Unknown disse...

ta loko viu!? pq q eu nao fui junto pra passar por essas deliciosas aventuras contigo? Só rindo mesmo!
oooo minino se cuida ae...juizo nessa cabeça pois Beijing nao é Brasilzão terra boa...é quem sou eu pra fala isso pra vc né...hehe llogo pra vc q viaja tao pouco hauhauh!

bom...se cuida ae ta!
e MUITA MUITA MUITA BOA SORTE
tudo ficará bem...começo é phoda mesmo!
bjokassssss
ps.: kero ve logo o proximo capitulo....me avisa qnd estiver postado.

Unknown disse...

Iuri,
Do lugar de onde falo, absorta pelas mais diversas modalidades de estágio e mais a monografia - que deveriam ou devem me garantir a formatura em julho - só me resta acompanhar sua aventura com aquela pontadinha de inveja que me faz recordar que, apesar de esperarem o contrário, ainda sou feita de carne e osso. Aproveite "cada vão momento", mesmo que inebriado pela cortina de fumaça...
Abraços!
Taline.

Unknown disse...

Adorei ter notícias suas! essa terra deve ser muito louca e já estou ansiosa pelos próximos episódios.

tenho um amigo que passou dois anos e pouco aí... se quiser te passo o contato, só mandar um email/orkut, ok?

boa sorte com os palitinhos!
beijos

paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
paula disse...

(saiu errado no outro! =) )
iuri!
saudedades meu filho!
e qnd eu crescer quero escrever q nem tu!...se bem q isso eh coisa pra gente de jornalismo.. e nem va ficar se achando seu merda! q nem falou cmg direito qnd veio aqui!
oxii!!

se cuida por ai! e manda mais noticias... bjo

Unknown disse...

Você é meu orgulho!!!! Aproveite cada momento, pois esta vivência o fará mais forte e íntegro como pessoa.
E de toda esta história o que deve permanecer para sua vida é a grandeza de seu coração em superar desavios para acalçar seus objetivos.
Seja Feliz, meu filho.
TE AMO, sempre.....

Sofia disse...

Bem vivida e bem contada, dá vontade de ler mais da história. Deixe de escrever não, e faça mais dessas estripulias pra gente achar graça e ficar feliz em ver que tá tudo bem.
Torço muito para que dê tudo muito certo.
Beijos!

Núbia Lima disse...

Iurete, como você me disse, há dificuldades, mas o que importa é que você tá feliz =) Seu texto me trouxe um ótimo lazer no trabalho. Bem que você podia escrever todo dia, né? Mas tudo bem, desde que não pule uma semana sem notícias, posso tentar me conformar com as que mandar. Hahahaha!! Beijos, Iurete, e lembre-se de comer o biscoito da sorte para não ter azar. E para ter sorte, só o caipixi mesmo! =P Núbia

Unknown disse...

Grande Iuri, hilárias suas histórias, continue escrevendo, estarei acompanhando suas intrépidas aventuras...
A propósito, vc tem comido aquelas iguarias chinesas (insetos)? hauhuahua
Um Abraço! JIKAO